Nas publicações, a afiliação, ou endereço institucional dos autores da Universidade do Porto, deve obedecer a um formato normalizado.
Segundo as orientações da UP, o Endereço Institucional da Produção Científica, Cultural e Artística da autoria de Membros da Comunidade Académica da Universidade do Porto, deve ter o seguinte formato:
"Entidade YYY, Faculdade XXX, Universidade do Porto, rua AAA, 4BBB – CCC Porto, Portugal"
onde:
Nota
Tanto quanto se sabe, não há uma norma obrigatória quanto à lingua a usar na afiliação do autor.
Contudo, uma das práticas adotadas para os autores portugueses (ainda que não seja sistemática), é indicar a afiliação em inglês nas publicações de língua inglesa, e em português nas publicações de língua portuguesa.
Eventualmente, esta informação poderá ser confirmada nas guidelines da revista onde vai publicar.
Esta normalização facilita a indexação nas bases de dados e posterior recuperação nas pesquisas.
Seguindo as diretrizes da FCT e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Universidade do Porto regulamentou esta matéria através do seguinte Regulamento, no qual “manifesta o seu apoio e adesão aos princípios do Acesso Livre à literatura científica”, e que contém recomendações para a divulgação livre das publicações científicas produzidas nas suas unidades de investigação.
Aos autores é recomendado que registem no módulo de publicações do Sigarra, em modo público, toda a produção científica desenvolvida em contexto institucional e que, nos casos em que seja possível, se disponibilize o respetivo PDF.
Estes conteúdos são posteriormente integrados no Repositório Aberto da Universidade do Porto.
As obras depositadas nos repositórios da U.PORTO estão abrangidas pela licença pública Creative Commons ou protegidas por direito autor e/ou por outra legislação aplicável.