Skip to Main Content

 

       Formação            Guias de Apoio             Blogue          Serviço de Infoliteracia

 

REVISTAS PREDADORAS: Ferramentas úteis

Guia destinado a identificar revistas predadoras, como as evitar e quais as ferramentas úteis para prevenir a publicação numa revista fraudulenta.

Para verificar e validar a qualidade de revistas e editores existem diferentes tipos de ferramentas como bases de dados bibliográficas, rankings de revistas científicas, listas, diretórios e diversas plataformas, que constituem instrumentos de grande utilidade!

Bases de dados bibliográficas

De entre as diversas bases de referência (multidisciplinares e especializadas), com curadoria de dados bibliográficos e que indexam informação científica, fiável e de qualidade, destacam-se:

 Scopus - multidisciplinar, com curadoria dos dados da Elsevier (subscrita)

 Web of Science - multidisciplinar, com curadoria dos dados da Clarivate (subscrita)

 Master Journals List - lista de revistas indexadas na Web of Science (acesso gratuito)

Listas "negras" de revistas e editores

Nos últimos anos foram surgindo algumas listas com o objetivo de denunciar revistas e editores fraudulentos. Verifique se a revista que procura faz parte de alguma destas listas "negras":

  • Predatory Journals disponibiliza 2 listas: uma lista para as editoras predadoras (dividida em 2 partes) e outra lista para as revistas predadoras (dividida em 4 partes), tendo sido atualizadas ambas em março de 2024.
  • Beall's List continua a ser uma das listas mais fiáveis para a deteção de revistas predadoras, embora a última atualização seja de 8 de dezembro de 2021.

"Compass to Publish"

O "Compass to Publish" é uma ferramenta desenvolvida pela Universidade de Liège (Bélgica) que auxilia os investigadores a determinar o grau de autenticidade de revistas de acesso aberto.

Esta ferramenta de avaliação apresenta uma escala com 7 cores, na qual o vermelho escuro é indicativo de, muito provavelmente, uma revista predadora, enquanto o verde escuro é indicativo do oposto, ou seja, de não se tratar de uma revista predadora.

Para fazer o teste, clique aqui e responda às perguntas!

Rankings de revistas científicas

Existe uma grande variedade de métricas para avaliar o impacto das revistas, o que gera confusão quanto à fiabilidade de novas métricas divulgadas online. Para aferir métricas fiáveis, verifique se constam destes rankings:

✅ SCImago Journal Rank - ranking associado às publicações indexadas na Scopus (gratuito)

✅ Journal Citation Reports (JCR) - ranking associado às publicações indexadas na Web of Science (subscrito)

✅ CiteScore - nova métrica associada às publicações indexadas na Scopus (subscrito)

✅ Google Metrics - ranking associado às publicações indexadas no Google Scholar (gratuito)

Diretórios e Sites (Acesso Aberto)

Pode verificar se uma revista está indexada num diretório especializado em revistas de acesso aberto:

→ DOAJ (Directory of Open Access Journals) - para verificar no portal clique aqui!

     ↳ Disponibiliza igualmente uma lista de revistas e editoras que afirmam, falsamente, que estão indexadas no DOAJ! Consulte-a aqui!

→ UlrichsWeb Global Serials Directory - diretório com informação detalhada sobre mais de 300 mil publicações periódicas.

Open Policy Finder - plataforma que agrega todos os serviços do Sherpa, para verificar as políticas de acesso aberto das revistas, das editoras e dos financiadores.

Outras ferramentas (portais, plataformas...)

Outra forma de analisar a credibilidade de uma revista passa por verificar se é reconhecida pelo ISSN (International Standard Serial Number). Para verificar o ISSN no portal, consulte: https://portal.issn.org/

Pode ainda consultar um ficheiro Excel, desenvolvido pela Retraction Watch, com dados de revistas clonadas identificadas e das respetivas revistas legítimas, cuja identidade tentam replicar. Consulte aqui o ficheiro Retraction Watch Hijacked Journal Checker

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.