Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
⚠ Esteja atento! Para além das características típicas das revistas predadoras, existem sinais de alarme que saltam à vista e aos quais deve estar atento! ⚠
Os websites das revistas predadoras costumam ter alguns sinais alarmantes, tais como:
🚩falta de contactos: para além de não indicarem morada física, por vezes nem sequer partilham qualquer contacto a não ser um endereço de e-mail.
🚩falta de informação da revisão: para além do processo de submissão de artigos ser simplificado, estas revistas tendem a esconder detalhes sobre o processo de revisão (peer-review), bem como quanto aos membros que compõem o Conselho Editorial.
🚩falta de ISSN ou DOI: este é um sinal deveras preocupante!
🚩publicação inconstante: se a periodicidade de publicação de volumes da revista é inconstante, ou seja, vários volumes publicados em pouco período de tempo ou um longo período de tempo com poucos volumes publicados (ou sem qualquer volume publicado), será um sinal preocupante!
Fonte: Somasundaram, Dr. R. 2022. «How To Identify Fake Journals? - iLovePhD». 16 de abril de 2022. Acedido a 15 de janeiro de 2024. https://www.ilovephd.com/how-to-identify-fake-journals/.
Journalology OHRI. 2021. "For researchers: Impact of predatory journals on research". Youtube, 2:56. www.youtube.com/watch?v=39RNWuGf2DI
Outra abordagem comum entre as revistas predadoras diz respeito às alegações de Fator de Impacto, bem como a indicação de métricas com nomes genéricos e semelhantes a métricas reais e fiáveis!
Por isso, para além da lista de editoras predadoras, Jeffrey Beall também criou uma lista para denunciar um conjunto de métricas enganadoras que são ou já foram, tipicamente, utilizadas por revistas predadoras. Consulte a mesma aqui!