Skip to Main Content
It looks like you're using Internet Explorer 11 or older. This website works best with modern browsers such as the latest versions of Chrome, Firefox, Safari, and Edge. If you continue with this browser, you may see unexpected results.

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Identificadores de Autor

O que são?

  • Um identificador de autor é um sistema que atribui um código numérico persistente a um autor, que permite distingui-lo dos restantes no meio digital.

  • Estes sistemas têm como finalidade atribuir uma identificação unívoca a um autor e agregar toda a sua informação (publicações e afiliação).

  • O código persistente ou ID, é utilizado como link para apresentar todo o seu trabalho.

 

A sua utilização permite disponibilizar online (e manter atualizada) informação sobre:

  • O seu perfil profissional de investigador / autor.
  • A sua área de investigação e a(s) sua(s) afiliação(ões).
  • lista atualizada de publicações (e respetivas métricas, quando possível).
  • A quem está ligado (coautores, colegas, instituições).

Neste guia são analisados os seguintes sistemas:

 

 

Para que servem?

Os identificadores de autor foram criados com a finalidade de assegurar a uniformização do nome e da afiliação dos autores.

Vejamos algumas situações comuns:

  • Diferentes autores podem ter nomes semelhantes e assinar artigos da mesma maneira​.
  • Um autor pode ter diferentes assinaturas.
  • Um autor pode pertencer a várias instituições de investigação.

 

Ambiguidade no nome do autor

 

(adaptado de ImranMuhammad, Syed Zeeshan Haider Gillani e Maurizio Marchese, 2014, "A real-time heuristic-based unsupervised method for name disambiguation in digital libraries", https://pt.slideshare.net/mimran15/a-realtime-heuristicbased-unsupervised-method-for-name-disambiguation-in-digital-libraries)

 

Tudo isto causa dispersão quando os artigos são indexados em bases de dados, ficando por vezes, artigos associados ao autor errado, o que compromete a correta divulgação do trabalho de um autor.

utilização de um sistema identificador de autor permite atribuir um ID único a cada autor e desta forma, agregar toda a sua informação, desambiguar a questão de quem é quem apesar dos nomes serem iguais, e assegurar que se referem ao autor que procuramos.

O que é?

  • ORCID (Open Researcher and Contributor Identifier) é uma organização internacional sem fins lucrativos, que criou a plataforma com o mesmo nome, com o objetivo de permitir o registo livre de identificadores únicos.

As estatísticas mais recentes indicam que conta já com mais de 9 milhões de autores registados.

 

Como registar-se no ORCID?

Basta aceder a http://orcid.org/ e selecionar Register

Após registar-se:

  • É criado automaticamente o ID - identificador único.
  • Podem ser integrados IDS de outros sistemas de identificação.
  • Pode acrescentar informação sobre a atividade profissional.
  • Criar uma lista de publicações com ligação às bases de dados onde se encontram.

 

(clicar para ver exemplo)

 

O ID atribuído ao autor fica sempre visível por defeito para o público. No entanto, através das definições de privacidade o autor pode definir quais os restantes elementos que ficam visíveis publicamente.

 

ORCID e FCT

Em Portugal, o registo no ORCID é recomendado pela FCT para fins de candidaturas e avaliação de projetos de investigação (FCT 2015b).

Desde 2013 que este sistema foi adotado para avaliação bibliométrica de projetos financiados e para facilitar o acesso à produção científica dos autores, tendo a própria FCT concluido que 97% dos seus utilizadores se registaram após essa data (FCT 2015a).

O que é?

  • É um sistema de identificação de autores, associado à base bibliográfica Web of Science.
  • Permite distinguir o autor de outros com nomes semelhantes dentro dessa base.

 

Apresenta a seguinte informação

  • Summary: ​Perfil de autor com identificação das áreas de investigação, instituições e métricas de citação.
  • Metrics: Apresentação da evolução das citações e reviews feitas ao longo do tempo; lista de métricas (Índice-H, por exemplo), e comparação entre as métricas obtidas e a média da instituição a que pertence.
  • Publications: Lista dos artigos publicados, com a contagem de citações para cada um (com base na informação disponível na Web of Science) (Thomson Reuters 2015), e ligação à página de cada um e à página dos coautores.
  • Peer Review: Lista das revistas nas quais o autor integra o painel de Peer Reviewers, e contagem dos artigos revistos para cada revista.

 

Após a criação do registo, um autor pode guardar no seu perfil todas as suas publicações que constarem da Web of Science (ver exemplo).

 

Como registar-se no ResearcherID?

Clarivate Analytics Web of Science para LATAM. 2019. "Qué es Publons?". Youtube, 2:47. https://youtu.be/y1UzMNwHX9M.

 

Integração entre ResearcherID e ORCID

Clarivate Analytics Web of Science para LATAM. 2019. " Publons- Liga tu ORCID a tu cuenta de PUBLONS?". Youtube, 1:32. https://youtu.be/cCnaYdjj5ts.

 

A integração entre estes dois sistemas processa-se tal como apresentado no vídeo, sendo possível enviar referências de um para o outro.

O que é?

  • Scopus Author ID é um sistema de identificação de autores da Elsevier, gerado a partir dos dados da base bibliográfica Scopus.
  • Para cada autor é apresentada a lista de publicações, a contagem de citações para cada artigo (de acordo com os dados existentes na Scopus), e a lista de coautores.

 

Não é necessário registo

  • A Scopus cria um identificador único para qualquer autor que tenha pelo menos um artigo indexado nesta base.

 

Para saber se possui ID na Scopus, basta fazer uma pesquisa em "Authors" (ou na versão gratuita Scopus Free Lookup)

 

Nota: Sendo este um processo automatizado, a Scopus usa um algoritmo que cruza o nome do autor com outros campos como a afiliação ou a área de investigação, para criar o ID e gerar a lista de publicações.

Porém, existem casos em que um autor tem mais que um identificador único devido a falhas neste processo, mas nessas situações, pode contactar-se a Scopus e pedir para fundir todos os perfis num só - Scopus Support Center.

 

Integração entre Scopus Author ID e ORCID

O vídeo seguinte exemplifica como ocorre a integração entre estes dois sistemas.

Para enviar os seus artigos da Scopus para o ORCID, pode começar por aqui: http://orcid.scopusfeedback.com/

 

Elsevier Africa. 2016. "How to unify your author identity with Scopus and ORCID". Youtube, 5:14. https://youtu.be/unACX_mFXiI.

O que é?

  • Tem a finalidade de "associar de forma automática autores de publicações a investigadores e instituições portuguesas" (CRACS e INESC Tec 2016b).

 

As publicações indexadas nesta plataforma são extraídas das seguintes fontes (atualmente não é possível ainda adicionar publicações de outras plataformas):

- Sendo um processo automático de extração de dados, o autor deve depois validar as publicações que são de facto da sua autoria.

- O Authenticus possibilita a integração com o ORCID e também com o SIGARRA (Sistema Integrado da Universidade do Porto) e a ligação às bases supra referidas para verificar o número de citações para cada artigo (CRACS e Inesc TEC 2016a).

- Este sistema permite também que qualquer utilizador envie as referências bibliográficas das publicações para programas de gestão bibliográfica como o EndNote ou o Mendeley.

Authenticus. 2014. "Validar e adicionar publicações". Youtube, 4:42. https://youtu.be/QDlVtyjSuGM.

Comparação entre sistemas

 

ORCID ResearcherID Scopus Author ID Authenticus
ID persistente
Perfil de utilizador
Lista de publicações
Ligação à página dos artigos
Contagem de citações
Integração com outros sistemas

ResearcherID 

Scopus Author ID

ORCID ORCID

ORCID

​ResearcherID

Sigarra

Registo Livre Mediante subscrição da Web of Science Mediante subscrição da Scopus Livre
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.