Skip to Main Content
It looks like you're using Internet Explorer 11 or older. This website works best with modern browsers such as the latest versions of Chrome, Firefox, Safari, and Edge. If you continue with this browser, you may see unexpected results.

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Análise de citações

O que é?

  • É um método de avaliação que se aplica tanto a autores como a artigos científicos, e que em linhas gerais se traduz num número que indica quantas vezes um autor / artigo foi citado por outros.

Esta contagem, geralmente analisada num período de tempo específico, permite aferir o impacto de determinado autor / artigo.

A análise de citações tornou-se reconhecida como a base para avaliação do impacto científico, e dá origem a vários indicadores bibliométricos - tanto de autores, como de revistas científicas.

Os artigos que são alvo de análise de citações nas bases de dados como a Scopus e Web of Science, são apenas aqueles que passam por Peer Review.

Existem vários sistemas que fazem esta análise, mas não existe um único que contabilize todas as citações existentes.

 

Citation chain

Fonte: University of Sydney Library, 2012. "Citation chaining: How to find more information from one source". https://library.sydney.edu.au/help/online-training/elearning/print/iResearch_Print_CitationChaining.pdf.

Com que finalidade é utilizada a Análise de Citações?

Para o autor:

  • Conhecer o impacto do seu trabalho, a partir do número de citações que obteve.
  • Saber quem está a citar o seu trabalho.

 

No âmbito da pesquisa bibliográfica:

  • ​Conhecer os artigos mais citados e que consequentemente poderão ser mais relevantes numa determinada área científica.
  • Alargar o âmbito da pesquisa e encontrar mais artigos relacionados, através das referências e citações.

 

No âmbito de candidaturas e avaliação de projetos de investigação:

  • O número de citações é um dos indicadores utilizados para avaliação da produtividade de uma equipa e, remetendo-nos por exemplo ao caso da FCT, é um dos elementos a apresentar nas candidaturas a financiamentos para investigação (Öchsner 2013; FCT 2016).

Como acompanhar a evolução das citações?

  • Através da criação de alertas.

Saber quando um artigo recebe uma nova citação (ou, por exemplo, quando um novo artigo é indexado numa determinada base de dados), não implica necessariamente monitorizar diariamente estes sistemas, já que este processo pode ser automatizado através da criação de alertas.

É uma funcionalidade disponível em (quase) todos os sistemas e assegura que receberá por email a informação referente aos seus artigos.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.