Skip to Main Content
It looks like you're using Internet Explorer 11 or older. This website works best with modern browsers such as the latest versions of Chrome, Firefox, Safari, and Edge. If you continue with this browser, you may see unexpected results.

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Avaliar e acompanhar o impacto após a publicação

Após a publicação de um artigo, é importante acompanhar o seu impacto, para avaliar em que medida o artigo e o respetivo autor se posicionam no seio da comunidade científica.

Este impacto é medido sobretudo quantitativamente através de indicadores bibliométricos, baseados na análise do número de citações, existindo indicadores que se aplicam a autores e outros a revistas científicas.

 

Com estes indicadores bibliométricos é mais fácil responder a perguntas que os autores se colocam, tais como:

  • Quantas citações tem o meu artigo? Quem fez essas citações?
  • Como saber se um determinado artigo tem impacto?
  • Quem são os autores mais citados na minha área científica?
  • Quais as revistas de maior impacto numa determinada área científica?

Para os autores em particular, é importante manterem-se informados sobre estes dados, que são cada vez mais relevantes para o seu reconhecimento profissional e que influenciam a sua progressão na carreira.

​A avaliação da produção científica é também muito importante no momento de apresentar candidaturas a financiamentos de projetos de investigação, ou mesmo na fase de avaliação destes projetos, visto que a análise bibliométrica é um dos critérios estabelecidos pela FCT já desde 2013.

Porquê tantos indicadores bibliométricos?

A utilização de várias métricas para análise justifica-se com o facto de que dificilmente um único indicador poderá fornecer toda a informação sobre um determinado autor ou artigo. Não existe um indicador único que forneça toda a informação que gostaríamos de obter.

A avaliação baseada em diferentes indicadores pode ser útil para aferir diferentes aspetos do desempenho e em diferentes espaços temporais.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.