Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
- São formatos normalizados para indicar os dados bibliográficos que identificam as fontes usadas nos trabalhos, sob as formas de citação e referência. Dizem, por isso, respeito à componente formal de apresentação das fontes.
- Genericamente existem duas grandes “famílias” de estilos: Autor-Data e Numerado, em que cada uma por sua vez se subdivide em vários estilos (Figura: Famílias de estilos):
Figura: Famílias de estilos
Para que servem os estilos?
- Para assegurar uniformidade e coerência na forma como são indicadas as fontes bibliográficas;
- Isso é conseguido através da escolha de um estilo normalizado, pré-definido, devendo ser utilizado somente um único estilo na elaboração de um trabalho.
- Todos os estilos são válidos, desde que sejam normalizados.
- Há estilos cuja utilização se tornou mais popular em determinadas áreas científicas (figura dos estilos), o que pode ajudar a decidir qual o estilo a usar;
- No caso da FEUP, não existe uma orientação ou preferência para o uso de um estilo único;
Conselhos:
Sugestão:
A Biblioteca da FEUP, em articulação com os docentes dos cursos de engenharia de FEUP, para cada uma das famílias, aconselha o uso dos seguintes estilos:
- Existem milhares de estilos normalizados para citar e referenciar as fontes.
- Ao longo do tempo, e à medida que foram sendo publicadas novas revistas científicas, muitas adotaram as suas próprias regras de publicação e formatação, incluindo os formatos bibliográficos.
- Assim, surgiram diferentes estilos associados a práticas de publicação de diferentes comunidades científicas. De entre os mais populares destacam-se alguns: