Formação Guias de Apoio Notícias Serviço de Infoliteracia
A UP defende uma cultura orientada por valores e princípios como honestidade, integridade e o rigor científico, que tem subjacente o comportamento ético de todos os membros da comunidade académica.
Condena todas as formas de desonestidade académica e as más práticas científicas, entre as quais se enquadra o plágio.
- É particularmente importante o estabelecimento de princípios éticos reguladores e a difusão de normas de boa conduta que ajudem a educar e a prevenir práticas académicas fraudulentas como o plágio
- De entre os documentos orientadores, detaca-se:
O Código Ético de Conduta Académica da U.Porto (2017), estabelece os princípios de conduta ética aplicados a toda a comunidade académica (docente, investigadores, estudante, bolseiros e colaboradores), do qual se destaca, em particular, as partes dedicadas ao plágio:
Capítulo III – Normas de boa conduta do pessoal docente e investigador
Artigo 6º - alínea c) - item i)
Capítulo V – Normas de boa conduta dos estudantes
Artigo 13º - alíneas g), h), i) j) – item i) a iv)
- O incumprimento e desrespeito por estas regras, dá origem a sanções que poderão variar consoante a gravidade da situação em causa.
É particularmente importante alertar para o estabelecido no Regulamento Disciplinar dos estudantes da UP, o qual refere no seu artº 4º alínea l) subalínea ii) que o estudante deve:
l) Abster-se de recorrer a processos fraudulentos, tais como:
ii. a cópia ou o plágio
O incumprimento e desrespeito por estas regras, dá origem a sanções que poderão variar consoante a gravidade da situação em causa
Tecnologias Educativas. s.d. "Acesso direto ao Turnitin". Youtube, 2:13. Acedido a 29 junho 2020. https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=vigZp3orbJ0&feature=emb_logo
- Ainda que o plágio seja um comportamento eticamente reprovável do qual podem resultar sanções, torna-se todavia indispensável ir mais além do aspeto punitivo.
- Nesse sentido, para além dos regulamentos já indicados, a UP dispõe de uma ferramenta de verificação da originalidade dos trabalhos para detetar eventuais situações de plágio:
Quem pode utilizar?
Pode ser utilizado por docentes, investigadores e estudantes
Como pode ser acedido?
Existem duas vias de acesso:
Como funciona?
A originalidade de trabalhos científicos baseia-se na comparação de textos, de acordo com o seguinte worflow (figura abaixo):
O Turnitin não deve ser visto como uma ferramenta de deteção, mas antes de prevenção de plágio, uma vez que fornece feedback sobre o estado do trabalho no que respeita a um eventual risco de plágio.
Para saber mais sobre o Turnitin na perspetiva do estudante, consulte o Turnitin - Manual de utilização para estudantes
Universidade do Porto: Tecnologias Educativas. s.d. "Antipágio-Turnitin". Acedido a 30 junho 2020. https://elearning.up.pt/tecnologias/antiplagio/