Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
A atividade de Normalização nasceu da necessidade de dar resposta a problemas de natureza técnico-industrial, mas a tendência mais recente da normalização abrange áreas de um âmbito muito mais alargado como:
O Sistema Europeu de Normalização baseia-se nos pilares nacionais, que são os Organismos Nacionais de Normalização ou os membros do CEN. Um Organismo Nacional de Normalização é o balcão único para todas as partes interessadas e o principal foco de acesso ao sistema concertado, que compreende a normalização regional (europeia) e internacional (ISO).
O CEN e o CENELEC são associações internacionais sem fins lucrativos. São oficialmente reconhecidos como Organismos Europeus de Normalização (juntamente com o ETSI, o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações)
Os seus membros e comités nacionais trabalham em conjunto para desenvolver e definir normas que são consideradas necessárias pelos intervenientes no mercado e/ou para apoiar a aplicação da legislação europeia.
O Sistema Europeu de Normalização é único no mundo. Após a publicação de uma Norma Europeia, cada organismo ou comité nacional de normalização é obrigado a retirar qualquer norma nacional que esteja em conflito com a nova Norma Europeia. Assim, uma Norma Europeia torna-se norma nacional em todos os 34 países membros do CEN e/ou CENELEC.
AGF Consulting GroupI 2017. “Who Is ISO and What do They Do". youtube vídeo. 1:46. https://www.youtube.com/watch?v=fYOTv0nHsJo
Organismos de Normalização Globais:
International Organization for Standardization |
Organismos de Normalização Setoriais:
International Electrotechnical Commission |
ASTM. 2011. "ASTM International: Connecting the Dots". Youtube vídeo, 1:34. https://www.youtube.com/watch?v=LacuO9Z7_QE&t=1s