Skip to Main Content

 

       Formação            Guias de Apoio             Notícias        Serviço de Infoliteracia

 

NORMAS@FEUP: Atividade Normativa Nacional

Atividade Normativa Nacional

Optando pela política de descentralização, o IPQ concretiza-a através da qualificação de Organismos de Normalização Setorial (ONS)  a entidades portuguesas que o solicitem e satisfaçam os critérios para o efeito. 
 
Os ONS são reconhecidos pelo ONN (Organismos Nacional Normalização) para exercer atividades de Normalização num dado domínio, no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Desempenham um papel fundamental na dinamização da atividade normativa no domínio para o qual estão qualificados, na coordenação e acompanhamento das Comissões Técnicas (CT) que integram o ONS, na representação de Portugal nos comités técnicos europeus e internacionais, bem como no acompanhamento do trabalho por estes desenvolvidos.
  

As CT são órgãos técnicos que visam a elaboração de documentos normativos nacionais e a emissão de pareceres normativos em determinados domínios.

Normas IPQ – Biblioteca ESTGV

Norma Europeia

exemplo de uma Norma Europeia adaptada de uma norma internacional:

Página de rosto de uma norma EN 

ResearchGate. 2020. "Introdução ao Conceito de Normalização em Geral e sua Importância na Engenharia". https://www.researchgate.net/figure/Figura-4-Pagina-de-rosto-de-uma-norma-EN_fig3_242316458

Estrutura de Normalização em Portugal

Avaliação da conformidade - Acreditação e Certificação

Blue Arrow Icon Png | Arrow illustration, Free icons png, Arrow symbol As atividades de avaliação da conformidade visam, normalmente, demonstrar que um dado bem, produto, processo ou serviço cumprem com os requisitos que lhe são aplicáveiss. Nalguns casos a avaliação da conformidade é legalmente exigida mas também pode ser uma exigência contratual ou uma garantia que um dado produto ou serviço se adequa ao uso pretendido

Blue Arrow Icon Png | Arrow illustration, Free icons png, Arrow symbol A atividade de acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência tècnica de entidades para efetuarem atividades específicas de avaliação da conformidade (por ex. ensaios, calibrações, certificações e inspeções)

Blue Arrow Icon Png | Arrow illustration, Free icons png, Arrow symbol A acreditação diferencia-se da certificação em vários aspetos, nomeadamente nos critérios e metodologias usadas, bem como por haver apenas uma entidade acreditadora, a qual efetua a regulação dos organismos de certificação, o IPAC - Instituto Português de Acreditação.

Como conhecer a norma adequada?

Como conhecer a Norma adequada?

As organizações nacionais de normas disponibilizam apoio adequado para cada setor específico. Fornecem informação, ferramentas e apoio na compreensão dos benefícios das normas, como usá-las e como participar no seu processo de desenvolvimento. Em Portugal esse organismo é o IPQ

Norma ISO

Exemplo de uma Norma Internacional (ISO)

Página de rosto de uma norma ISO-Relatório Técnico (ISO/TR): documento informativo contendo informações de um tipo diferente daquelas que são, normalmente, objeto de um documento normativo. Em circunstâncias excecionais, um TC pode decidir, por maioria simples dos seus membros participantes, publicar um TR (com o estado-da-arte sobre um dado assunto, por exemplo), que não precisa de ser revisto até que a informação aí fornecida deixe de ser considerada válida ou útil. 

ResearchGate. 2020. "Introdução ao Conceito de Normalização em Geral e sua Importância na Engenharia". https://www.researchgate.net/figure/Figura-4-Pagina-de-rosto-de-uma-norma-EN_fig3_242316458

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.