Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
Norma é um documentos resultante de um consenso, aprovado por um organismo de normalização reconhecido, que estabelece regras, guias ou características de produtos ou serviços, assentes em resultados consolidados, científicos, técnicos ou experimentais.
Uma Norma tem como objetivo atingir um grau ótimo de ordem num determinado contexto.
Normalmente a designação das normas é composta por um prefixo alfabético seguido de um código numérico, no caso das normas portuguesas têm o prefixo NP
Quando se trata de normas portuguesas que adotam uma norma europeia designam-se por NP EN.
As NP EN ISO identificam as normas portuguesas que resultaram da adoção de uma norma europeia, que por sua vez resultou da adoção de uma norma internacional
Qualitation 2016. “
Qualquer norma é considerada uma referência idónea do mercado a que se destina, sendo por isso usada em processos de legislação, de acreditação, de certificação, de metrologia, de informação técnica e de relações comerciais Cliente - Fornecedor.
As normas definem características de bens ou serviços, tais como os níveis de qualidade ou de eficiência, a segurança ou as dimensões. Não sendo obrigatórias, têm hoje um papel relevante nas relações comerciais e industriais.
A utilização de uma marca de conformidade com as normas dá aos consumidores uma determinada garantia de qualidade dos respetivos bens e serviços.
As normas visam a otimização dos benefícios para a comunidade:
As normas tornam a nossa vida mais fácil e incrementam o progresso.
Por exemplo, quando nos deslocamos de automóvel, o combustível utilizado (gasolina sem chumbo) está normalizada pela EN 228, ou quando lavamos, secamos e passamos roupa temos, por trás do bom desempenho dos aparelhos utilizados, as normas NP EN 60335-2-7, NP EN 61121 e NP EN 60335-2-3, respetivamente.