Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
O Zotero possui a função de verificar a existência de registos duplicados. Para efetuar essa verificação deverá:
Ao encontrar registos duplicados poderá juntá-los num único ficheiro com a função Merge Items (Unir). A opção Merge items é particularmente útil se tiver dois registos com dados bibliográficos incompletos.
Por outro lado, se ambos os ficheiros tiverem a informação bibliográfica completa poderá simplesmente eliminar um deles.
Desde junho de 2019, em parceria com a Retraction Watch, o Zotero fornece um serviço que verifica automaticamente a sua biblioteca à procura de artigos retratados (artigos retirados da revista, depois terem sido publicados), sendo o utilizador notificado sempre que encontra algum desses artigos.
Para além de uma notificação na parte superior do painel, também irá aparecer uma notificação no separador "Informação" do item retratado, no qual poderá ver os detalhes sobre a retração e terá acesso a ligações com informações adicionais.
Adicionalmente, caso o utilizador tente citar um artigo retratado através do plug-in do processador de texto, o Zotero irá avisar o utilizador de que se trata de um artigo retratado e confirmar se, efetivamente, pretende avançar com essa citação.
Como se pode verificar na imagem abaixo, caso o utilizador já tenha efetuado no seu documento a citação de um artigo que, mais tarde, se torna retratado, o Zotero irá avisar o utilizador da retração desse artigo da próxima vez que atualize as referências no seu documento.
Para uma organização adicional poderá igualmente criar Tags (etiquetas) aos seus registos bibliográficos, o que permitirá recuperar rapidamente informação, por exemplo, sobre temas específicos ou autores.
Graças a uma recente atualização do Zotero, agora é possível atribuir uma cor às tags que adicionou a cada registo: basta clicar, com o botão direito do rato, em cima da tag que pretende editar e escolher "Atribuir cor..." (assign color).
Isto permite realçar e diferenciar melhor entre cada documento. Para além disso, agora também é possível adicionar emojis ! 😎
Quando adiciona uma tag, em vez de escrever, deverá fazer "colar" (copy-paste) do emoji que deseja adicionar ao registo como tag. O resultado final pode ser algo como:
Para procurar o emoji mais à sua medida, visite a página https://emojihub.org/ e divirta-se! Basta selecionar e copiar o emoji pretendido, para depois colar como tag no Zotero! 😃
Na sua library poderá verificar quais os registos que têm PDFs anexados no separador representado com um clip. Para visualizar um PDF faça duplo-clique e abrirá o PDF do registo selecionado.