Formação Guias de Apoio Notícias Serviço de Infoliteracia
Pode-se igualmente usar o estilo Chicago se usar o package BiblaTeX com Biber. No preâmbulo é recomendado usar o package para definir o idioma:
\RequirePackage[english]{babel}
ou
\RequirePackage[portuguese]{babel}
Em BiblaTeX para usar corretamente o estilo Chicago (Autor-Data) deverá colocar o seguinte pacote:
\usepackage[authordate16,backend=biber,natbib]{biblatex-chicago}
Deverá colocar igualmente o código seguinte para não apresentar a menção DOI antes do URL do DOI.
\DeclareFieldFormat{doi}{% \mkbibacro{}\addcolon\space \ifhyperref {\href{https://doi.org/#1}{\nolinkurl{#1}}} {\nolinkurl{#1}}}
Com o BiblaTeX deverá indicar o local/designação do seu ficheiro de referências BibTeX com o código:
\addbibresource{BibTexFileName.bib}
Nota: Pode-se usar o \bibliography{BibTexFileName.bib} mas com o \addbibresource[options for bib resources]{BibTexFileName.bib} têm.se uma maior flexibilidade de opções para impressão das referências bibliográficas.
Por último, no seu artigo (ficheiro.tex) e no local exato onde deseja colocar a listagem das referências bibliográficas deverá usar o código:
\printbibliography
Sugestões de Leitura:
Com o BibTeX poderá surgir algumas complicações nomeadamente com a apresentação errada dos nomes dos autores, URL não apresentado nas listas de referências, etc.
Para configurar devidamente o estilo Chicago (autor-data) nos templates LaTeX (Overleaf) disponibilizados pela FEUP deverá colocar em Thesis.tex o pacote achicago e colocar a informação do bibliography style, usando os comandos abaixo (caso esteja inserido o pacote natbib no template deverá retirá-lo).
No LaTeX deverá estar incluido o package natbib:
\usepackage{natbib}
Para usar o estilo chicago author-data oficial:
\usepackage{achicago}
Em bibliography style e bibliography coloque:
\bibliographystyle{achicago} \bibliography{BibTexFileName.bib}
Importante: Quando um registo não tem data de edição, o estilo chicago com o BibTeX não coloca na citação ou referência a menção n.d. ou s.d (no date / sem data).
Se um regsito não tiver data e para o citar devidamente deverá aceder à lista de referências no ficheiro BibTeX e no campo do ano (year) colocar n.d. ou s.d. (n.d. = no date se escrever em inglês ou s.d.= sem data, se escrever em português):
Exemplo:
@Article{Chishtie2008, Title = {Renormalization scalar field theory}, Author = {Chishtie, F.A. and McKeon, D.G.C. and Steele, T.G.}, Journal = {Canadian Journal of Physics}, Year = {s.d.},
Sugestão de Leitura:
Página Oficial do estilo BibTeX achicago - A Chicago Manual BibTeX style por Matt Swift (MIT)
Para usar o estilo IEEE, deve-se usar o Natbib. O Natbib permite maior flexibilidade no formato de citações e permite a inclusão de URLs para os recursos electrónicos (url= field). Para usar o estilo IEEE deverá colocar o package Natbib e em bibliographystyle colocar IeeeTran:
\usepackage {natbib}
\bibliographystyle {IEEEtran}
Nota: Atualmente, o DOI não é suportado pelo estilo IEEEtran style.
Se o documento a citar tiver um DOI e se quiser inserir este elemento nas Referências Bibliográficas do seu documento deverá incluí-lo manualmente na referência.
Poderá também usar o estilo adaptado pela biblioteca da FEUP.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para usar o estilo IEEE adaptado pela Biblioteca da FEUP deverá fazer upload do ficheiro para o seu Overleaf (ligação abaixo) e em bibliographystyle deverá colocar:
\bibliographystyle {IEEEtran-FEUP-eng}
Nota: O estilo adaptado pela FEUP consiste nas seguintes alterações:
Se um documento estiver em natbib e se o desejar converter para BiblaTeX deverá inserir no seu cabeçalho o seguinte código:
\usepackage[natbib=true]{biblatex}
\bibliography{
BibTexFileName.bib}
A opção natbib=true irá permitir continuar a usar os comandos \citep e citet em BiblaTeX.
No local onde deseja inserir as referências bibliográficas insira o código:
\printbibliography
Se o ficheiro foi previamente compilado usando o natbib poderá ter que apagar os ficheiros criados pelo LaTeX e BibTeX (.aux, .bbl, .blg) para que possa funcionar corretamente.