Formação Guias de Apoio Notícias Serviço de Infoliteracia
Após a publicação de um artigo, é importante acompanhar o seu impacto, para avaliar em que medida o artigo e o respetivo autor se posicionam no seio da comunidade científica.
Este impacto é medido sobretudo quantitativamente através de indicadores bibliométricos, baseados na análise do número de citações, existindo indicadores que se aplicam a autores e outros a revistas científicas.
Com estes indicadores bibliométricos é mais fácil responder a perguntas que os autores se colocam, tais como:
Para os autores em particular, é importante manterem-se informados sobre estes dados, que são cada vez mais relevantes para o seu reconhecimento profissional e que influenciam a sua progressão na carreira.
A avaliação da produção científica é também muito importante no momento de apresentar candidaturas a financiamentos de projetos de investigação, ou mesmo na fase de avaliação destes projetos, visto que a análise bibliométrica é um dos critérios estabelecidos pela FCT já desde 2013.
A utilização de várias métricas para análise justifica-se com o facto de que dificilmente um único indicador poderá fornecer toda a informação sobre um determinado autor ou artigo. Não existe um indicador único que forneça toda a informação que gostaríamos de obter.
A avaliação baseada em diferentes indicadores pode ser útil para aferir diferentes aspetos do desempenho e em diferentes espaços temporais.