Skip to Main Content

 

       Formação            Guias de Apoio             Blogue          Serviço de Infoliteracia

 

CARTOGRAFIA@FEUP: Glossário

Termos usados neste Guia

Atlas

 ​"Qualquer coleção de cartas reunidas num só volume, cobrindo de forma sistemática uma a´rea geográfica ou um tema determinado.  Os atlas constituem uma das formas mais populares de difusão da informação geográfica e, no caso dos atlas nacionais,  importantes veículos de sistematização e divulgação de conhecimentos cientificos actualizados sobre a geografia fisíca,  económica e politica de um determinado país" (Gaspar 2000)

Carta
“Representação simbolizada da realidade geográfica, apresentando aspectos e características
seleccionados, resultante do esforço criativo do autor, que é concebida para ser utilizada quando as relações
espaciais têm importância essencial.” (Gaspar 2000)

Cartografia

"Ciência que trata da concepção, produção, difusão e utilização das cartas. O termo foi introduzido pelo Visconde Santarém, Manuel Francisco de Leitão e Carvalhosa (1791-1856). Das numerosas definições propostas na literatura, refere-se aqui atualmente adoptada pela Associação Cartográfica Internacional: conjunto dos estudos e operações cientificas, junto dos estudos e operações cientificas, técnicas e artisticas que intervêm na elaboração das cartas a partir dos resultados das observações directas ou da exploração de documentação, bem como na sua utilização". (Gaspar 2004). 

 

Carta Geológica 

"Uma Carta Geológica é um documento científico e técnico valioso onde se sintetiza, sobre um fundo topográfico adequado, informação relativa aos materiais rochosos que ocorrem na região abrangida pela carta e aos fenómenos que os afectaram.

Essa informação diz respeito:

  • à natureza e distribuição espacial das diferentes rochas, quer em superfície, quer em profundidade.

  • posição, atitude e idade relativa, ou absoluta, dessas formações rochosas.

  • acidentes tectónicos verificados no decurso dos tempos geológicos (falhas, fracturas, dobramentos, etc.).

  • ocorrência de substâncias minerais com interesse económico.

  • localização de poços, nascentes naturais, furos de sondagem, pedreiras, etc.

  • localização de jazidas fossilíferas e estações arqueológicas importantes.

Toda esta informação - traduzida em cores e símbolos que aparecem discriminados na legenda – provém da síntese dos resultados de estudos de campo, investigação laboratorial, estudo de fósseis, análises químicas, observação de fotografias aéreas e (ou) satélite, consulta de bibliografia, de relatórios e testemunhos de sondagens". (LNEG 2010)

Carta Temática (Ex: carta geológica)

"Carta cujo objetctivo é representar informação geográfica sobre um assunto específico. Tipicamente, as cartas temáticas apresentam, sobre um fundo de informação geral mais ou menos simplificado, fenómenos localizáveis de qualquer natureza (o tema), sob a forma qualitativa ou quantitativa". (Gaspar 2004)

Carta Topográfica (Ex: carta militar)

"Carta de base que representa, tão fiel e pormenorizadamnete quanto a escala o permite, a topografia da superficie terreste. É a carta topográfica oficial de cada país" (Gaspar 2004)
 
Escala gráfica 

"Elemento da carta constituído por um segmento de recta graduado em unidades de comprimento, destinado à indicação e medição de distâncias. A escala gráfica é, em geral,referida á escala principal da projecção". (Gaspar 2004). 

 

Escala numérica

"Expressão da escala principal de uma carta, em geral, na forma de uma fracção (por exemplo, 1/50 000 ou 1:50 000, sendo preferível a segunda forma)". (Gaspar 2004)

Mapa

"O mesmo que carta. Alguns cartográficos e utilizadores reservam esta designação para as cartas temáticas; outros para, as cartas topográficas de escala pequena (cartas geográficas)."(Gaspar 2004).

Mapoteca

"Coleção de cartas armazenadas num determinado local, acessível ou não à consulta pública, bom como o local onde essa coleção é conservada". (Gaspar 2004)

Exemplo: a Mapoteca da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 

Notícias Explicativas

"A Notícia Explicativa de uma carta é um pequeno livro que geralmente a acompanha, destinado a completar a informação contida na mesma e a facilitar a sua interpretação, já que nela se acrescentam muitos conhecimentos que foram colhidos durante a elaboração da carta e que nesta não puderam ser incluídos para não a sobrecarregar ".(LNEG, 2010)

 

Projecção cartográfica 

"Projecção cartográfica é, no seu sentido mais geral, uma transformação que faz corresponder, biunivocamente, a cada ponto P numa superficie de referencia um ponto P no plano. O termo é utilizado, não só para designar este processo de transformação, mas também a sua materilização sobre as cartas, na forma de uma rede de meridianos e paralelos". (Gaspar 2000)

 

Sistema de informação geográfica (SIG)

"Em sentido geral, é dedicado à modelação de fenómenos geográficos, isto é, uma concretização de um modelo geográfico conceptual. São considerados os modelos analógicos (ex: cartas em papel) e os modelos digitais. Num sentido estrito, um conjunto coerente de hardware, software, dados e pessoal, destinados a adquirir, armazenar, actualizar, manipular, analisar e apresentar informação georeferenciada." (Gaspar 2004)

Fontes

  • International Federation of Library Associations and Institutions. 2012. Descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD).Lisboa : Biblioteca Nacional.
  • Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território. Direcção Geral do Ordenamento do TerritórioDirecção Geral do Território e Desenvolvimento Urbano. Planos municipais de ordenamento do território : normas de representação gráfica. 1999. Lisboa: Direção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. 
  • Gaspar, Joaquim Alves.2004. Dicionário de Ciências Cartográficas. Mafra: Edições Lidel.
  • Gaspar, Joaquim Alves.2000. Cartas e Projecções Cartográficas". Mafra: Edições Lidel. 
  • LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).2010." As Cartas Geológicas ao Serviço do Desenvolvimento (1999)". Acedido a 24 de Julho de 2018. http://www.lneg.pt/CienciaParaTodos/edicoes_online/diversos/cartas/texto.
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.