Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
São documentos produzidos no contexto académico que apresentam os resultados da investigação de um autor para a obtenção de um grau académico. No contexto universitário as dissertações e teses designam os trabalhos finais dos cursos de mestrado e doutoramento, respetivamente.
A diferença entre uma dissertação de mestrado e uma tese de doutoramento reside não na forma, mas na substância, ou tipo de contribuição para o conhecimento: a dissertação de mestrado pode consistir em melhorias incrementais numa área do conhecimento, ou a aplicação de novas técnicas numa nova área enquanto que a tese de doutoramento deve ser uma contribuição substancial e inovadora para o conhecimento .
UM EXEMPLO:
Sempre que pretenda:
Dependendo do curso que está a frequentar, consulte as respetivas normas ou indicações. Paralelamente, há boas obras que o podem auxiliar, como o exemplo seguinte:
Este é um tipo de documento que não é publicado comercialmente após a sua conclusão (a menos que o autor assim o pretenda). Ao invés, é disponibilizado em repositórios científicos de instituições académicas, em acesso aberto. Eis alguns locais recomendados:
Base de dados dos documentos existentes na Biblioteca da FEUP em suporte papel e eletrónico. Na sua maioria disponibiliza dados bibliográficos dos documentos (livros, revistas, material multimédia e cartográfico), mas também o acesso ao texto integral de alguns documentos como é o caso das normas.
O Repositório Aberto agrega toda a produção científica e intelectual da comunidade académica da Universidade do Porto. As tipologias de documentos destacadas são artigos, teses e dissertações, relatórios, posters, entre outras, cujo acesso é disponibilizado em texto integral (acesso aberto).
O Portal RCAAP agrega os conteúdos científicos existentes, em acesso aberto, nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D.
Constitui-se como um ponto único de pesquisa para aceder a documentos como artigos de revistas científicas, comunicações em conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.