Skip to Main Content

 

       Formação            Guias de Apoio             Notícias        Serviço de Infoliteracia

 

MÉTRICAS E IMPACTO DA PUBLICAÇÃO CIENTIFICA: Altmetrics

Sobre

As métricas complementares ou “altmetrics” são métricas baseadas em dados obtidos a partir de plataformas de redes sociais, blogues e plataformas de gestão de referências bibliográficas. Neste tipo de métricas não são contabilizadas apenas as citações, mas também o número de downloads, visualizações, menções e referências nas plataformas acima referidas. 

Esta secção dá particular destaque a essas métricas. 

Forças e limitações

  • Amplitude - influência acadêmica e impactos em outros públicos
  • Diversidade – capacidade de medir diferentes tipos de objetos de pesquisa (por exemplo, dados, ferramentas de software e aplicativos
  • Multifacetado - o mesmo objeto pode ser medido por vários sinais (por exemplo, comentários, tweets, curtidas, visualizações,downloads
  • Velocidade - os sinais altmétricos aparecem rápidos
  • Qualidade: altas contagens de citações podem não indicar qualidade. Um artigo pode ser citado com frequência porque outros autores estão refutando suas descobertas
  • Variação de disciplina: alguns campos de pesquisa citam mais artigos do que outros. Por exemplo, em medicina e saúde há uma forte cultura de citar e usar outros estudos para validar os achados
  • Nível de experiência do investigador: algumas métricas dão aos investigadores experientes uma vantagem sobre os investigadores em início de carreira. É importante não comparar investigadores que estão em diferentes estágios de suas carreiras
  • Dados incompletos: as ferramentas utilizadas para recolha dos dados bibliométricos não cobrem todas as áreas de pesquisa ou indexam todas as publicações. Os resultados variam dependendo da ferramenta que se usa.

Para saber mais

Leituras úteis

Altmetrics ou Métricas Complementares

  • São uma forma complementar às métricas tradicionais (tal como a análise de citações ou o índice h), para medir o impacto do trabalho de um investigador, mas quase em tempo real.
  • Os dados das citações são extraídos de plataformas sociais como o Twitter, o Facebook, blogs e Ferramentas académicas como o   Mendeley  e o CiteULike.

A sua abrangência estende-se para lá das citações, sendo contabilizados também os downloads ou o número de vezes que um artigo foi lido (abrangendo assim um outro público - quem lê mas não cita)

                                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(exemplo de apresentação de Métricas Alternativas de um artigo da Taylor & Francis)

 

 

Onde encontrar

Hoje em dia, várias plataformas já disponibilizam esses dados, como por exemplo, a base bibliográfica Scopus (informação disponível no quadro Metrics) ou a editora Taylor & Francis (informação disponível no separador Metrics no topo dos artigos).

Quanto às ferramentas para extrair esses dados, existem diversas ferramentas que funcionam como agregadores dessas métricas alternativas, nomeadamente:

  • Altmetric – é uma plataforma de base comercial que avalia quantitativamente o impacto de um artigo na Internet. Utiliza como fontes de informação bases de dados, sites, blogs, redes sociais e jornais. Disponibiliza alguns serviços gratuitos.
  • Plum Analytics – é uma plataforma de base comercial que desenvolve métricas para várias tipologias de documentos, como artigos, capítulos de livros, conjuntos de dados, apresentações, etc. Disponibiliza alguns serviços gratuitos.
  • Impact Story – é um projeto Our Research, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve ferramentas open-source com o objetivo de contribuir para o movimento de Acesso Aberto à investigação científica. Direcionado para investigadores, permite-lhes explorar e partilhar o impacto da sua investigação online.
  • PLoSArticleLevelMetrics - conjunto de medidas que podem ser usadas para monitorizar o impacto da pesquisa de artigos individuais (em vez de periódicos), ao longo do tempo publicados pela Plos

 

Tendências

Trata-se de um campo ainda recente, resultante das tendências atuais de publicação e edição científica. Associado também á Ciência Aberta estas métricas começam a ganhar peso e credibilidade enquanto medida de avaliação da produção científica. Sendo necessário ainda alguma evolução nomeadamente ao nível da criação de standards essenciais à sua aplicação mais generalizada e segura, tal como referido no projeto "Alternative Assessment Metrics (Altmetrics) Initiative” da NISO.

O Manifesto Altmetrics, publicado em 2010, aponta e reforça as limitações das métricas convencionais, propondo meios mais abrangentes para a aferição do impacto da investigação. Para além dos artigos científicos, tradicionalmente considerados para aferição do impacto, mediante a contagem de citações, as métricas complementares abrangem a diversidade dos resultados científicos, tais como: data sets, software científico, livros e capítulos de livro, posters e apresentações em conferências, teses de mestrado e doutoramento, entre outros.

Uma nova perspetiva de impacto:

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://biblioteca.fe.up.pt.