Formação Guias de Apoio Notícias Serviço de Infoliteracia
As métricas complementares ou “altmetrics” são métricas baseadas em dados obtidos a partir de plataformas de redes sociais, blogues e plataformas de gestão de referências bibliográficas. Neste tipo de métricas não são contabilizadas apenas as citações, mas também o número de downloads, visualizações, menções e referências nas plataformas acima referidas.
Esta secção dá particular destaque a essas métricas.
A sua abrangência estende-se para lá das citações, sendo contabilizados também os downloads ou o número de vezes que um artigo foi lido (abrangendo assim um outro público - quem lê mas não cita)
(exemplo de apresentação de Métricas Alternativas de um artigo da Taylor & Francis) |
|
Hoje em dia, várias plataformas já disponibilizam esses dados, como por exemplo, a base bibliográfica Scopus (informação disponível no quadro Metrics) ou a editora Taylor & Francis (informação disponível no separador Metrics no topo dos artigos).
Quanto às ferramentas para extrair esses dados, existem diversas ferramentas que funcionam como agregadores dessas métricas alternativas, nomeadamente:
Trata-se de um campo ainda recente, resultante das tendências atuais de publicação e edição científica. Associado também á Ciência Aberta estas métricas começam a ganhar peso e credibilidade enquanto medida de avaliação da produção científica. Sendo necessário ainda alguma evolução nomeadamente ao nível da criação de standards essenciais à sua aplicação mais generalizada e segura, tal como referido no projeto "Alternative Assessment Metrics (Altmetrics) Initiative” da NISO.
O Manifesto Altmetrics, publicado em 2010, aponta e reforça as limitações das métricas convencionais, propondo meios mais abrangentes para a aferição do impacto da investigação. Para além dos artigos científicos, tradicionalmente considerados para aferição do impacto, mediante a contagem de citações, as métricas complementares abrangem a diversidade dos resultados científicos, tais como: data sets, software científico, livros e capítulos de livro, posters e apresentações em conferências, teses de mestrado e doutoramento, entre outros.
Uma nova perspetiva de impacto: