Formação Guias de Apoio Blogue Serviço de Infoliteracia
- Com o objetivo de preservar e divulgar a produção académica da FEUP, a Biblioteca constituiu ao longo dos anos um dos maiores repositórios a nível nacional, no âmbito do qual se destacam os trabalhos e provas académicos como as Teses e Dissertações (T&D).
- A partir de 2004 a Biblioteca passou a disponibilizar a versão digital de grande parte destas documentos, após digitalização dos mais antigos, que até aí apenas existiam em suporte de papel;
- Atualmente é possível pesquisar e aceder ao formato digital de cerca de 13 mil documentos deste tipo, com exceção dos que têm restrições de acesso (confidenciais).
É um dos pontos de acesso à pesquisa das T&D, onde é possível encontrar:
• T&D produzidas na FEUP
• T&D de outras instituições nacionais e internacionais
• Outras tipologias de trabalhos e provas académicas produzidas na FEUP (relatórios de estágio, provas de agregação, etc.)
Na pesquisa de T&D da FEUP é possível aceder, para além dos dados bibliográficos, ao texto integral destes documentos, desde que se encontrem em acesso aberto, não sendo necessário o uso de VPN caso esteja fora da FEUP.
As T&D da FEUP podem também ser pesquisadas no Repositório Aberto da UP, RCAPP e outros repositórios internacionais, dado que esse sistemas comunicam entre si (Figura 1).
Os autores das T&D concluídas na FEUP são os detentores dos direitos de autor desses documentos;
A disponibilização e acesso a estes documentos pode ser autorizada, ou não, pelos autores através de uma declaração que define os termos de acesso, podendo ocorrer duas situações:
Acesso Aberto - os autores autorizam o seu arquivo e acesso aos conteúdos sem restrições (situação mais comum); |
|
Embargo - os autores colocam restrições de acesso aos conteúdos, solicitando o estado confidencialidade por determinado período de tempo (situação excecional) |
Politica de Acesso Aberto
Seguindo as diretrizes da FCT e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Universidade do Porto regulamentou esta matéria através do seguinte Regulamento, no qual “manifesta o seu apoio e adesão aos princípios do Acesso Livre à literatura científica”, e que contém recomendações para a divulgação livre das publicações científicas produzidas nas suas unidades de investigação. Aos autores é recomendado que registem no módulo de publicações do Sigarra, em modo público, toda a produção científica desenvolvida em contexto institucional e que, nos casos em que seja possível, se disponibilize o respetivo PDF.
Estes conteúdos são posteriormente integrados no Repositório Aberto da Universidade do Porto.
Figura 1. Workflow de divulgação e projeção das teses.
Após defender a sua Dissertação ou Tese na FEUP, este é o workflow que estes documentos irão conhecer em termos de divulgação e projeção.